Resenha sobre o vídeo da samsung
Polímeros são macromoléculas de alto peso molecular formadas pela repetição de pequenas estruturas, as quais chamamos de monômeros, unidas por ligações covalentes. Eles são materiais orgânicos do tipo plásticos, geralmente derivados do petróleo, que conduzem eletricidade. Sabe-se que os plásticos e os polímeros orgânicos, em geral, são isolantes elétricos. Mas os polímeros condutores são diferentes. Estas substâncias podem ser naturais, como o DNA, a seda, a lã, as proteínas, as resinas vegetais ou sintéticas, produzidas por processos industriais, como os plásticos , tecidos como o nylon e o poliéster, e o teflon. Para que um polímero seja capaz de se tornar condutor, ele precisa ter uma característica especial: a presença de duplas ligações conjugadas ao longo da sua estrutura.
Cada ligação dupla é formada por uma ligação sigma, que é uma ligação forte, e uma ligação pi, que é mais fraca. Quando esta estrutura é perturbada por remoção ou inserção de elétrons, processo que caracteriza a dopagem, há uma reação por parte da molécula na tentativa de reacomodar os elétrons recebidos ou perdidos, deslocando-os ao longo da estrutura, o que o torna capaz de conduzir corrente elétrica.
Um dos polímeros condutores mais estudados é a polianilina (PANI), devido à estabilidade da sua forma condutora, à facilidade de polimerização e de dopagem e também ao baixo custo de obtenção do seu monômero, a anilina. Sua estrutura é composta por anéis de fenila e, entre estes, átomos de nitrogênio, que conferem flexibilidade química à cadeia e possibilita a existência de vários estados de oxidação.
Existem duas formas de síntese da polianilina: pelo método químico, por meio de reações químicas, e pelo método eletroquímico, por meio de aplicação de potencial elétrico. Na síntese química, o produto é obtido na forma de pó, e na síntese eletroquímica, o produto é obtido na forma de filmes finos. A síntese química da polianilina no estado de oxidação esmeraldina é