Resenha sobre o texto manifesto do partido comunista
No texto Manifesto do Partido Comunista Karl Marx e Friedrich Engels trazem sua nova concepção de Filosofia e de História, através de ideias para a compreensão das transformações sociais.
Em sua introdução Marx e Engels falam sobre o medo que o comunismo causava na Europa entre os conservadores, onde potências se uniam para tentar evitá-lo.
Na parte 1 os autores relatam sobre os burgueses e os proletários e a luta constante entre a classe dominante e a classe dominada, que embora escrita há tempos atrás se faz presente ate os dias de hoje.
A burguesia moderna substituiu o feudalismo, porém manteve a mesma divisão social que existia, os opressores (burguesia) e os oprimidos (proletariado).
A pequena burguesia dividiu o trabalho dentro de suas próprias oficinas, mas como era cada vez maior a busca pelas mercadorias esse sistema foi se tornando insuficiente, então a grande indústria criou um mercado preparado, acelerando o desenvolvimento do comércio, da navegação e dos meios de comunicação.
Um aspecto importante deste capitulo é a maneira como os autores descrevem as transformações que a burguesia industrial provoca no mundo, tendo um papel revolucionário na história.
A burguesia destruiu as relações feudais, patriarcais e idílicas para transformá-las em interesses puramente monetários, convertendo médicos, padres, advogados em seus operários.
Uma das causas das destruições entre os homens é a burguesia, não podendo existi-la sem revolucionar todas as relações sociais. Pela necessidade de mercados novos a burguesia invade o mundo e cria vinculo em toda parte, desenvolvendo um intercâmbio universal tanto à produção material quanto intelectual, nascendo uma literatura universal. A burguesia aumentou o numero da população urbana e criou grandes centros urbanos com a migração da população do campo para a cidade, centralizando assim a política. Com a burguesia se desenvolvendo, desenvolve-se também o