Resenha sobre o livro: o que é ciência afinal? (a. f. chalmers)
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS – CFCH
Resenha sobre o livro: O QUE É CIÊNCIA AFINAL? (A. F. CHALMERS)
Trabalho entregue a Universidade Federal do Acre, para obtenção parcial da N1.
Disciplina: Metodologia da Ciência
Discente: José Augusto de Souza
Docente: Dr. Leonardo Lessin
Rio Branco, AC, Abril
2012
Faremos um breve comentário em cima da citação feita por ‘’A. F. CHALMERS no livro (O que é ciência afinal? Pág. 24)”, que estabelece o pensar científico a uma maneira isenta de complexidade, a qual não se expressa o verdadeiro objetivo que a ciência estabelece em seus domínios, trazendo consigo uma deturpada visão pouco assimiladora e situada em um nível fraco e de mero desprezo do verdadeiro existir da ciência evolutiva.
“A explicação indutivista ingênua da ciência, que delinearei nas seções seguintes, pode ser vista como uma tentativa de formalizar essa imagem popular da ciência. Chamei-a de indutivista porque ela é baseada no raciocínio indutivo, que será explicado em seguida. Em capítulos posteriores, argumentarei que essa visão da ciência – juntamente com a explicação popular que se assemelha – é completamente equivocada e mesmo perigosamente enganadora. Espero, então, que aí já esteja aparente por que o objetivo “ingênuo” é apropriado para a descrição de muitos indutivistas”. (CHALMERS, P.24, 1982)
Com base no pensamento de Chalmers, podemos observar diversos questionamentos sobre a ciência, de forma deliberada a seu modo construtivo de conhecimento. Nesse ponto em foco o autor questiona o pensamento indutivista. Esse questionamento se embasa apartir de que se baseia em experiências próprias e particulares de cada sujeito, impondo-se cada um com seu ponto de vista em questão. Segundo o mesmo não se pode deduzir iniversalmente uma teoria pensando uma idéia apartir de observações particulares, mesmo em grandes números essas observações não justificam essa