Resenha sobre o filme "mar a dentro"
Centro de Ciências da Saúde – CCS
Departamento de Patologia e Clínica Odontológica
Disciplina: Bioética
Professor: Wagner Leal Moura
Resenha sobre o Filme
“Mar a Dentro”
Jessica Maria Gomes Ferreira
Teresina
Abril de 2012
Introdução
Mar a Dentro é um filme baseado em fatos reais, dirigido por Alejandro Amenábar conta a história de alguém quer quer morrer, no caso Ramón Sampedro (Javier Bardem), um ex-marinheiro tetraplégico para quem o sentido da vida se perdeu há 26 anos e que, agora, luta na justiça para legalizar a eutanásia e finalmente poder "morrer com dignidade". Ramón era um mecânico de barcos que aos 20 anos já dava a volta ao mundo e aos 26, num mergulho em águas rasas, instalou-se para sempre numa cama, entre as quatro paredes torturantes de seu quarto.
Esse filme trás a tona um assunto polêmico a eutanásia ou de acordo com o dicionário Houaiss “ato de proporcionar morte sem sofrimento a um doente atingido por afecção incurável que produz dores intoleráveis”
A eutanásia suscita polêmica porque perpassa os debates da bioética, e também a moral de cada um. Não há consenso a respeito da validade da prática nem mesmo entre os médicos, porque não há acordo a respeito do que sentem e pensam doentes em coma ou em estado vegetativo. Entretanto dono da vida, o ser humano deve ser também, dentro de determinadas circunstâncias e segundo certos limites, o dono da sua própria morte. Não há nenhuma censura (reprovação) ética ou jurídica na chamada "morte digna", que é a morte desejada por quem já não tem mais possibilidade de vida e que, em estado terminal, está sofrendo muito. O presente trabalho visa discutir e ascender a questionamentos e respostas sobre o tema eutanásia, levando em consideração as questões éticas e o livre arbítrio de cada ser humano, devemos considerar também neste trabalho a questão da “morte assistida”, também conhecida como suicídio assistido, consiste na promoção de meios para