Resenha sobre o Filme Lutero
O filme Lutero conta a história do mais importante reformista protestante, Martinho Lutero. Destacando pontos importantes sobre sua trajetória e sobre o caminho que levou a fundação das igrejas protestantes. Martinho teve uma história coberta de humildade e resignação, mas há o destaque para seu crescimento profissional como professor.
O filme relata sua trajetória como professor, mostra que a filosofia de ensino de Lutero era a da indagação, ou seja, não aceitar a situação só elo fato dos poderosos afirmarem que a sociedade devia se portar e tal forma.
A instituição mais poderosa da época era a Igreja Católica, da qual Lutero fazia parte. O filme deixa bem claro que Lutero não queria fundar outra igreja, e sim concertar a Igreja que tanto amava. As pregações de Lutero não estavam voltadas para instituição, mas para os maus administradores que à estavam fazendo de comércio, e fazendo do céu uma mercadoria.
Lutero ganhou apoio dos príncipes, não pelo só pelo fato de serem alcançados pela pregação de Lutero, mas porque a Igreja cobrava altos impostos dos fiéis empobrecendo o povo. A cena que achei mais bonita do filme é a cena em que os príncipes dão sua cabeça em troca da verdade da pregação de Lutero. Mostrando não só o apoio político, mas também a fé.
Lutero era um Doutor em Teologia, não era um simples padreco bêbado, como o Papa o chamava. Suas revelações vieram por intermédio do estudo da palavra e não por visões, anjos, drogas e tantos outros artifícios usados em outras religiões. Quando lhe ordenaram que voltasse atrás de tudo que havia pregado, ele mostra sua astúcia dizendo que algumas de suas palavras eram aceitas até mesmo pelos que perseguiam, e não podia voltar atrás com aquilo. Então não voltaria atrás com nada, só se lhe provassem que ele estava errado através das