Resenha sobre o capítulo: 'O que as escolas poderiam fazer' do livro Homo Zappiens:Educando na Era Digital

581 palavras 3 páginas
O Homo Zappiens forma a nova geração de crianças e jovens, nasceram a partir dos anos 80, em plena Era digital, ele utiliza a tecnologia em sua vida e não vive sem ela.
O texto busca nos dar sugestões de como ajustar o homo zappiens na sociedade e nos faz refletir sobre novos métodos de ensino, para que se mantenha a motivação e a atenção nas escolas.
As crianças e adolescentes de hoje já não usam os mesmos recursos de antigamente, eles possuem uma curiosidade imensa e uma vontade de estar em constantes desafios, provocado o seu desenvolvimento fora da escola. Tudo acontece de forma mais rápida e ao mesmo tempo, a escola deixa de ser o mais importante, e o professor já não é mais a única fonte de aprendizado, tornando a tecnologia muito mais interessante que a sala de aula.
Cabe ao professor aproveitar essa situação e integrar as mudanças necessárias, despertando no aluno novos meios de aprendizagem e propor estratégias satisfatórias de ensino .
Segundo os autores, há sete princípios para a mudança na educação ( confiança, relevância,talento, desafio, imersão, paixão, auto-direcionamento)
Confiança no aprendizado, relevância nos métodos de ensino e avaliação, descobrir talentos e motivar paixões, apresentar desafios e auto-direção para encontrar seu caminho com responsabilidade.
Os autores nos propõe uma mudança no atual padrão de ensino.
O programa anual, os exames padronizados, o currículo único, janelas de tempo e disciplinas separadas, são padrões obsoletos, que não vão funcionar no futuro.
Isso exigirá das pessoas um domínio não só no papel, como antigamente, e sim em conhecer e entender os avanços, e as novidades que estão acontecendo ligeiramente.
As escolas deve atender as necessidades da sociedade permitindo que o aluno experiente o novo e aprenda conforme suas necessidades e talentos,ensinando através da tecnologia para formar cidadãos preparados para a sociedade moderna.
Pois as pessoas são diferentes nutrem diferentes expectativas e

Relacionados

  • resesenha critica informativa
    1086 palavras | 5 páginas
  • 332 1242 1 PB
    1812 palavras | 8 páginas