Resenha sobre a obra o mundo de sofia
GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA
Aluno: Thiago Andrade de Castro
RESENHA
GAARDER, Jostein. O mundo de sofia. Tradução por João Azenha Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. 555 p. Título original: Sofies verden, 1991.
Jostein Gaarder é um escritor filho de um casal de professores e intelectual norueguês. É autor de romances filosóficos, contos, e histórias. Tendo cursado o ensino primário na cidade de Ingierasen, enquanto que a formação secundária realizou na Escola da Catedral de Oslo. Na Universidade de Oslo Gaarder estudou línguas escandinavas e teologia. Antes de lançar sua carreira de escritor dava aulas de filosofia na Escola Secundária Pública Fana, na cidade de Bergen. O seu trabalho mais conhecido é O Mundo de Sofia, este livro foi traduzido para 53 línguas, existem 26 milhões de cópias impressas, sendo que três milhões delas foram vendidas somente na Alemanha. Com isso passa a ter grande renome internacional, fazendo-o, a partir de 1993, a se dedicar integralmente à produção literária.
Em O mundo de Sofia (Sofies verden), obra escrita em 1991, Jostein conta de uma forma inovadora, através de um romance toda a História da Filosofia. Conta na obra em a história de uma menina chamada Sofia, que logo completaria 15 anos, é, com auxílio de um filósofo chamado Albert Knox, introduzida no mundo da Filosofia. Sofia através de cartas, em forma de diálogo, enviadas pelo filósofo acima mencionado descobre que estava já se acostumando com o mundo como é, e assim estava deixando de se questionar e espantar com as coisas. Através das reflexões sugeridas Sofia é guiada por toda a história da filosofia, desde os pré-socráticos ate os filósofos contemporâneos. Serão alvo desta resenha apenas os sete primeiros capítulos da obra.
No primeiro capítulo, é apresentada a personagem principal da obra, Sofia, uma menina tida como comum: uma estudante com seus deveres de casa para fazer, querida por sua amiga, uma filha que