resenha sobre a independência dos eua
O livro foi escrito pelo autor René Remond um historiador francês, especialista em economia política. Publicou diversas obras de história, em especial sobre a História contemporânea.
O texto é divido em dois capítulos. O primeiro fala sobre a independência, estudando um período de 20 anos analisando as causas do rompimento, suas etapas e a guerra pelo reconhecimento de sua independência. O autor aponta a guerra dos 7 anos contra a França como um dos principais motivos para o inicio do processo que culminaria na independência, pois, a Inglaterra de uma certa forma jogou os custos da guerra em cima de sua colônia, e dai tem inicio as revoltas que se finam com a emancipação da colônia, mais o autor salienta que a intenção dos colonos nunca foi a separação e sim uma representação no parlamento inglês, que não foi atendido, houve protestos que foram duramente castigados com decretos que arruinaram com o comercio local, com isso houve o primeiro congresso, outras colônias se associaram com o medo que acontecesse com eles próprio, mas a independência em se estava fora de questão, ela só foi adotada no segundo congresso que essa ideia foi acolhida. Ela foi declarada em 4 de julho de 1776, após houve quase 7 anos de guerra para que a independência fosse conquistada, com uma forte ajuda francesa, onde com o decorrer da guerra se findou numa paz separada em 30 de novembro de 1782 onde a Inglaterra reconheceu a independência de suas antigas colônias.
O segundo capitulo o autor relata sobre a constituição, instrumento até hoje em vigor o objeto de muito orgulho de seu povo. O autor dá uma grande ênfase à dificuldade que foi para formular a