Resenha sobre a importância do ato de ler
FREIRE, P. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2002. Resenha de: Gonçalves, E. A leitura do mundo precede a leitura da palavra.
- Dados bibliográficos e resumo descritivo:
A principio o autor fala previamente sobre o que seria para ele a conhecimento pedagógico do educador relacionado à amplitude da autonomia dos seus educandos, relatando que ele é um sujeito histórico e social. Que no desenvolvimento de sua vida já adquiriu vários conhecimentos, que não se restringem apenas a vida escolar, por isso que o professor deve valorizar esses conhecimentos, e amplia-los cada vez mais. Esse tipo de ideia é que os educadores precisam ter constantemente antes de ingressar em uma sala de aula tendo assim a chamada ética universal.
- Credenciais do autor:
O autor Paulo Freire foi um respeitado e conceituado educador brasileiro. Ele desenvolveu o método de alfabetização popular chamado Método Paulo Freire. Paulo Freire foi dotado de grande inteligência e senso crítico. Foi professor, ocupou vários cargos governamentais: diretor do Departamento de Educação e Cultura do Serviço Social no Estado de Pernambuco; diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife; Supervisor para o programa do partido para alfabetização de adultos; Secretário de Educação da cidade de São Paulo. Paulo Freire foi exilado na Bolívia na época da ditadura. Trabalhou no Chile no movimento de reforma agrária da Democracia Cristã e para a Organização das Nações Unidas. Anos mais tarde retornou ao Brasil. Paulo Freire criticava o sistema tradicional de educação. Por esse motivo elaborou novos métodos de ensino e lançou várias obras literárias com ricos conteúdos para a área de educação. A educação fundamentada na ética, respeito e na dignidade foi uma constante preocupação durante a sua vida como educador e político. Paulo Freire faleceu em 02 de maio de 1997.
- Resumo informativo do texto:
Em “A Importância do Ato de Ler”, Paulo