RESENHA SOBRE A CARTA DO CACIQUE
Curso: Gestão Financeira Data: 25/03/2014
Disciplina: Projeto Integrador (PI)
Seattle,Chefe, texto“A Carta do Cacique Seattle”. São Paulo: Revista Novos Rumos, v.23, 2010.
"Chefe Sealth", mais conhecido atualmente como Chefe Seattle, assim como Saelth; seu pai também foi líder das tribos Suquamish e Duwamish, no que hoje é o estado americano de Washington. Foi o líder das tribos ameríndias Suquamish e Duwamish no que hoje é conhecido como o estado de Washington. Sendo uma figura proeminente entre o seu povo, converteu-se ao catolicismo e buscando um caminho de acomodação para os colonos brancos, com uma estreita relação pessoal com David Swinson "Doc" Maynard. Seattle ganhou sua reputação como um líder jovem e guerreiro, emboscando e derrotando os grupos de inimigos invasores que vieram do Rio Verde, no sopé da montanha Cascade, atacando Chemakum e S'Klallam, as tribos que vivem na Olympic Península. Todos os seus descendentes também foram batizados e cresceram na fé, e sua conversão marcou seu surgimento como um líder que busca a cooperação com os novos colonos americanos.
Em 1854, "O Grande Chefe Branco" em Washington fez uma oferta por uma grande área de território indígena e prometeu uma "reserva" para os índios. “
Assim começa a carta que teria sido escrita por um índio ao presidente dos EUA, onde é colocada a questão ambiental e social sob um prisma atual e que sensibiliza-nos ainda hoje pela sua poesia e ideologia que a acompanham.
O texto evoca uma riqueza de compreensão do habitat humano e ganha seu valor em virtude de derivar de um indígena, norteado por uma visão cosmológica adversa daquela do destinatário da carta: o presidente dos EUA, Franklin Pierce, quando este, em 1854, propôs comprar as terras de sua tribo, concedendo-lhe outra “reserva”. A carta desnuda uma evidência que salta aos olhos do leitor: a compreensão da finalidade da terra e o seu significado para os humanos da