Resenha sobre "teoria da literatura" roberto acízelo
SOUZA, Roberto Acízelo Quelha de. Teoria da literatura. 10. ed. São Paulo: Ática, 2000
Roberto Acízelo Quelha de Souza é doutor em Letras pela UERJ e atua como professor e líder de grupos de pesquisa na mesma universidade. O autor dedica-se aos estudos de Teoria da Literatura e Literatura brasileira, focando temas como historiografia da literatura brasileira e fundamentos conceituais dos estudos literários.
O terceiro capítulo tem como título “Que disciplina estuda a literatura?” e expõe os objetos de estudo da literatura assim como discute suas designações. O autor justifica que as designações dadas à literatura não se referem a uma disciplina central, e sim, uma disciplina fragmentada em diversas modalidades. Acízelo faz uma retomada histórica sobre o termo “teoria da literatura” e debate sobre vários significados equivocados que são relacionados a ela.
Na segunda parte do capítulo, o autor trata de disciplinas como poética e retórica detalhadamente, citando dados históricos e definições sobre os termos. Destaca o caráter normativo dessas disciplinas. Cita os critérios da beleza relacionados à literatura, justificando que esta era diretamente relacionada ao belo em obras de retórica, filosofia e poética. De acordo com o autor, a literatura ganha novas diretrizes a partir do século XIX, acompanhando novas tendências intelectuais como modelos de natureza biográfico-psicológcia, sociológica e filológica.
Finalizando o terceiro parágrafo, Acízelo discute o relativismo subjetivo dos julgamentos, diferenciando o período em que a literatura esteve distante do público não especialista e a reorientação, que destinou a literatura ao público mais diversificado através da emoção, do prazer da leitura e do relativismo subjetivo dos julgamentos.
Há boa argumentação, coerência e contribuição acadêmica neste texto de Roberto Acízelo. A obra é direcionada a alunos do curso de Letras e fornece subsídios para estudantes interessados em “Teoria da