RESENHA SOBRE RESTAURAÇAO ECOLOGICA DE ECOSSISTEMAS NATURAIS
FACULDADE DE EDUCAÇAO DA BAIXADA FLUMINENSE
CURSO DE GEOGRAFIA
PROFESSORA: SARAH LAWALL
DISCIPLINA: ECOLOGIA GERAL
RESENHA SOBRE RESTAURAÇAO ECOLOGICA DE ECOSSISTEMAS NATURAIS
Por José Vinicius de Melo Machado
Devido à ação antrópica nos últimas décadas, os biossistemas têm sofrido diversas alterações, essas que prejudicam sua estabilidade e fazendo com que haja perca de parte da sua biodiversidade. Um exemplo disto é o que tem acontecido com as florestas ao redor do mundo, as mesmas tem se desintegrado em pedaços menores e isolados, graças ao agronegócio, e o crescimento do espaço urbano, o que modifica toda a dinâmica do sistema.
De acordo com estudos, as áreas degradadas tem aumentado ao longo dos anos, junto com isso crescem também os fragmentos de paisagens que não tem conexão uns com os outros. Um feito que pode vir a minimizar este acontecimento é a restauração desse ecossistema, no caso o reflorestamento, mas é preciso lembrar que o mesmo não voltará ao ponto de equilíbrio antes da degradação, pois o mesmo já estourou sua capacidade de suporte, a restauração apenas minimiza os efeitos da degradação.
A restauração busca recuperar parte da variedade biológica do local facilitando processos naturais que ajudam o ecossistema a se recompor, porém para isso é necessário entender a dinâmica das espécies nas florestas para não causar um novo desequilíbrio, e o que se têm notado é que nos trabalhos de recuperação dá-se ênfase apenas as espécies arbóreas pelo fato delas facilitarem o surgimento de outras espécies, como arbustos e vegetação rasteira.
De todos os biomas do mundo a floresta tropical, que encontra em três continentes: América, África e Ásia, é o que concentra a segunda maior biodiversidade do mundo, e não só a biodiversidade,