Resenha sobre "questao social"
Campus de Marajó/Breves
Faculdade de serviço social
Disciplina: Fundamento histórico teórico metodológico do serviço social
Docente: Christiane Pimentel
Discente: Ediana soares
Breves/Marajó/para
23/11/2011
Universidade Federal do Para
Campus de Marajó/Breves
Faculdade de serviço social
[pic]
Breves/Marajó/para
23/11/2011
CINCO NOTAS A PROPOSITO DA “QUESTAO SOCIAL”. (IN: REVISTA TEMPORALIS. BRASILIA: ABEPSS, GRAFLINE, ANO, 2, N.3, JAN/JUL.2001) DO ASS. SOCIAL: JOSE PAULO NETTO, TRAZ UM NOVO ENTENDIMENTO SOBRE A “QUESTAO SOCIAL”.
AS METAMORFOSES DA “QUESTAO SOCIAL”: UMA CRONICA DO SALARIO. “(“ TRADUÇAO DE IRACI D. POLETI. 8ED(. PETROPOLIS: “VOZES, 2009”.) DE ROBERT CASTEL, QUE NOS TRAS A VISAO DE UMA NOVA " QUESTAO SOCIAL”.
CINCO NOTAS A PROPOSITO DA “QUESTAO SOCIAL E UM TEXTO ELABORADO PELO ASSISTENTE SOCIAL JOSE PAULO NETO, FOI PULBLICADO NA REVISTA TEMPORALIS EM 2001, ELE TRAS UM CONJUNTO DE IDEIAS SOBE A “QUESTAO SOCIAL”“. COMO ELA SURGE, QUAL SUA IMPORTANCIA PARA OS ASSISTENTES SOCIAIS, E PORQUE DIFERENTEMENTE DE ROBERT CASTEL ELE NOS AFIRMA QUE NÃO EXISTE UMA NOVA ”QUESTAO SOCIAL”.
PARA NETTO, A EXPRESSAO NADA, MAS E DO QUE A FACE MAIS OBSCURA DO CAPITAL, SEGUNDO ELE, A EXPRESSAO SURGE NA EUROPA OCIDENTAL PARA DAR CONTA DO FENOMENO DO PAUPERISMO, ELA COMECA A SER USADA APARTI DA TERCEIRA DECADA DO SECULO XIX E FOI ULTILIZADA POR VARIOS CRITICOS E FILANTROPOS DA EPOCA.
ESSA DESIGUALDADE SOCIAL QUE JÁ EXISTIA ANTES DO CAPITALISMO, NÃO ERA TAO NOTORIA, POIS ANTES A DESIGUALDADE OCORRIA PORQUE OS MEIOS DE PRODUCAO ERAM MUITO PRECARIOS E SE TINHA DESDE O BERÇO SEU PAPEL DEFINIDO NA SOCIEDADE DE TAL FORMA QUE SUA MOBILIDADE