Resenha sobre Jean-Jacques Rousseau
Departamento de Música
Metodologia da Educação Musical 1 – MUS145
Jean-Jacques Rousseau
Jean-Jacques Rousseau foi um importante filósofo, teórico político e escritor. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo, e suas ideias influenciaram a Revolução Francesa. As sua principais obras são Discursos entre a ciências e as Artes e Discurso sobre a Origem da Desigualdade entre os Homens e do Contrato Social.
Rousseau era antes de tudo um filósofo especulativo, que criou um sistema contraditório, ele acreditava que o homem nasce naturalmente bom, e atribui a tendência do homem para o mal à vida em sociedade.
Rousseau relaciona o mal com a necessidade que o homem tem de criar novas necessidades, que geram outras privações.
Na teologia, o homem nasce livre, mas sua ação fica limitada pela sociedade; já Rousseau diz que a liberdade é um ato puro e perfeição pura de humanidade. No catolicismo, os homens em sua natureza individual não são iguais. A cada um Deus concede dons variados e na ordem da Graça. Já a justiça diz que os homens são iguais perante à lei, mas cada recebe um tipo de pena conforme seu crime, nesse ponto a justiça deve ser desigual. Na filosofia de Rousseau, a igualdade deve ser imposta pelo Estado de uma maneira absoluta para compensar as desigualdades sociais.
Agora entra em vigor suas ideias de Contrato Social e Vontade Geral. Rousseau acreditava que a família e as corporações são um crime, sendo assim só existe o indivíduo. A Vontade Geral é aquela que propõe o bem comum, e faz surgir um novo ser que é muito bom: o deus-Estado.
Segundo Bertrand Russell, Hitler é fruto de Rousseau. E até mesmo Stalin.
Rousseau acreditava que a vontade geral é a única fonte da lei, do bem e do mal, do certo e do errado. Se a maioria, por exemplo, declarar que o aborto é bom, e não um crime, isso é lei, e para Rousseau, os que são contrários a essa decisão devem ser separados da sociedade, e em