Resenha sobre jacques lacan
Se utilizou da linguística e da matemática para dar cientificidade a Psicanálise
Lacan sempre se nomeou o mais Freudiano de todos, a ponto de dizer: “cabe a vocês serem lacanianos; quanto a mim sou freudiano”. Ele seguiu a risca as três estruturas clínicas estudadas por Freud: Neurose, Perversão e Psicose.
Para Lacan a psicose seria uma expressão do inconsciente e que mesmo desorganizadamente o psicótico transmitiria um conteúdo muito importante para ser “tratado”. A personalidade é o vazio da experiência paranóica de um desconhecimento de todas as coisas, de si mesmo e do outro, uma estrutura original do ser humano, uma experiência primordial.
Estádio do Espelho
É um momento inaugural da estruturação do eu que ocorre dos 06 aos 18 meses de idade. Uma construção de si mesmo através do olhar do outro, a visão da criança sobre ela mesma será a partir da visão de quem a nomeou.
É seu recurso para conseguir sair da prematuração neonatal. O outro é aquilo que pode dar coesão a sua incoordenação, que não é constituído por si mesmo, e nesse outro está radicalmente alienado no sentido de não ter unificação. Se existe um eu, ele é resultado do efeito que esse outro tem na criança. Essa imagem da criança, constituída no outro e pelo outro, fica alienado nele, é pela invasão do outro que aquilo que quero e que posso querer me é revelado. O desejo da criança é literalmente o desejo do outro.
O narcisismo primário funda a imagem do corpo da criança a partir do que é o amor da mãe. A criança tem que ter um lugar no Grande Outro, cultura que é inserida