Resenha sobre Entre Muros e Favelas
CURSO: COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA
ENTRE MUROS E FAVELAS
Abril de 2013
“Em síntese, a comunicação popular, alternativa e comunitária é expressão das lutas populares por melhores condições de vida, a partir dos movimentos populares, e representam um espaço para participação democrática do "povo". Possui conteúdo crítico-emancipador e reivindicativo e tem o "povo" como protagonista principal, o que torna um processo democrático e educativo. E um instrumento político das classes subalternas para externar sua concepção de mundo, seu anseio e compromisso na construção de uma sociedade igualitária e socialmente justa.”
PERUZZO, Cecília Maria Krohling
“Se a gente corre, a gente morre. Se a gente não corre, a gente morre.”
O documentário “Entre muros e favelas”, fala sobre a realidade das favelas cariocas. Ela aborda alguns assuntos polêmicos como: Tráfico de drogas, o envolvimento com a criminalidade, os antagonismos de classe, a violência institucional, o descaso do poder público...
Podemos perceber também no vídeo, uma ação mobilizadora entre os moradores e aqueles interessados em mostrar uma realidade, até então desconhecida por muitos e que, no entanto, não se mostra nada conveniente ser apresentado com tanta clareza por uma mídia dominante, com valores hegemônicos.
Entre Muros e Favelas fala a história de vida de famílias que moram em favelas do Rio de Janeiro, especificamente as favelas do Cajú, Borel,Rocinha, Manguinhos e Salgueiro. Com relatos emocionantes dos familiares que perderam seus parentes injustamente pela polícia.
José Leonídio M. de S. Santos da RedeCCAP, explica no vídeo que as favelas surgiram nas décadas de 40 e 50, quando houve um fluxo migratório para essas áreas, por conta do processo da industrialização do País, principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo . Um novo e grande fluxo migratório aconteceu na década de 70, época do Regime Militar, que através das telecomunicações da TV Globo, ela