Resenha sobre david ricardo
E. K. Hunt
Capítulo 5
Resenha
David Ricardo era um rico capitalista inglês, contemporâneo de Adam Smith e Malthus. Assim como estes pensadores econômicos, Ricardo exerceu uma grande influência na teoria marxista radical e na teoria neoclássica conservadora.
David Ricardo viveu grandes mudanças sociais, o que certamente o influenciou bastante em sua teoria, sendo que este passou pela Revolução Francesa, Revolução Industrial e pela sindicalização da classe operária, o que fez surgir vários atritos entre capitalistas e proprietários de terras inglesas.
Ricardo colocava que o produto da terra, ou seja, tudo que é retirado da terra através do trabalho era dividido entre três classes comunitárias: o proprietário da terra, o dono do capital, o empregador e os trabalhadores que cultivam à terra em troca de salários. David Ricardo analisou com a crescente populacional se aumentava a demanda por cereais, sendo assim, os capitalistas teriam que cada vez mais, utilizar de terras menos férteis para produzir uma quantidade que suprisse a demanda obtida. E esse aumento do número produtores causaria uma concorrência que iria naturalmente diminuir o preço do produto ofertado, e igualar a taxa de lucro do proprietário. Sendo assim, a renda da terra era considerada “ a parte do produto da terra que é paga ao seu proprietário pelo uso dos poderes originais e indestrutíveis do solo”.
A Teoria do Lucro de Ricardo propõem que em uma economia simples, onde só houvessem proprietários de terras, capitalistas e trabalhadores, o lucro seria especificado pelo determinante do lucro do capitalista que cultivasse a terra e não pagasse renda alguma. Ou seja, o lucro seria simplesmente o que sobrasse após o pagamento dos salários.
Assim como Smith, Ricardo propunha que a prosperidade econômica era advinda da acumulação de capital, e quando havia um “enriquecimento” de capitalistas, estes iriam investir mais em produção, assim