Resenha sobre análise do papel dos brokers
Technology Brokers na Inovação Aberta.
VOL
Mauro, PA; Burmann FN; Clemente, AA; Clemente, RG; Cruz, DK; O PAPEL DOS TECHNOLOGY BROKERS NA FACILITAÇÃO DA INOVAÇÃO ABERTA: UMA ANÁLISE DE TIPOS, CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES MODELO. Anais XXXI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual: Desafios da Engenharia de Produção na Consolidação do Brasil no Cenário Econômico Mundial Belo Horizonte, MG, Brasil, 04 a 07 de outubro de 2011
Introdução
Muitas empresas buscam o modelo aberto de inovação. Pois este modelo de negócio permite às empresas acelerarem seus processos de busca externa de tecnologia e conhecimento. Tal busca ocorre por meio do uso de agentes intermediários que conectam demandas de tecnologia às suas ofertas, que são os technology brokers.
Desenvolvimento
A velocidade de inovação das empresas líderes do mercado muitas vezes não é facilmente alcançada pelos atores deste setor. Muitas vezes, o próprio setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da empresa é o fator que limita a velocidade das inovações. Sendo assim, empresas que atingem esta limitação por estarem fechadas não conseguem atingir o patamar de inovação de empresas que de alguma forma estão atuando no modelo aberto.
A fim de derrubar as barreiras limitadoras, uma solução apresentada pelo mercado é conectar o setor de P&D interno a disposição do mundo e as inovações deste setor podem ser utilizadas por uma rede complexa que engloba firmas, universidades, governo, sociedades não lucrativas e indivíduos.
Então surge uma dificuldade: a de realizar o encontro entre as empresas que desenvolveram determinado avanço com aquela que precisa desta melhoria. Neste momento surge o papel do broker, que é o intermediário das vendas e contratos e conecta demanda e oferta através da organização de uma rede dos setores de P&D das companhias.
O trabalho se propõe a classificar os tipos de brokers dentro da