Resenha serviço social de caso: infância e juventude desvalida
O Serviço Social de Casos individuais, sendo flexível, adquire as características que lhe imprime a personalidade do assistido. O Serviço Social de Casos individuais é o conjunto de métodos que desenvolve a personalidade, reajustando, conscientemente e individualmente entre si, o homem e o meio social, conforme a definição hoje clássica, da autora do “Social Diagnosis”.
No próprio serviço de natureza coletiva surge freqüentemente, para assegurar o seu próprio êxito, a necessidade de se resolverem os casos individuais. Assim considerando o assunto verificamos que os casos individuais dominam quase todo o campo do Serviço Social, o que nos leva a examinar mais particularmente, os gêneros de sua técnica ou os métodos que eles utilizam. A técnica do Serviço Social de casos individuais é necessariamente flexível porque se destina a despertar o interesse e o estimulo da personalidade sempre desigual de seus clientes. Atingem-se esses resultados pela compreensão e pela ação. A compreensão ilumina os caminhos que o trabalhador social deve percorrer para realizar a missão a que se votou ou a que o obriga o seu dever profissional. Compreensão nítida, completa, aprofundada, abrangendo todos os ângulos do horizonte social e individual de cada caso-problema agir com segurança e eficiência.
As Assistentes Sociais de casos individuais são pessoas tecnicamente preparadas para readaptar os indivíduos desajustados à vida normal. Seu campo de observação é a humanidade em movimento e as relações e