[Resenha] Scroogled: E se o Google resolvesse controlar a sua vida?
495 palavras
2 páginas
Neste texto de ficção o autor Cory Doctorow expõe sua preocupação com o destino que supostamente pode ser dado às informações fornecidas diariamente pelos usuários de serviços online, como mecanismos de busca e e-mails, referindo-se mais especificamente aos serviços de uma grande empresa de software da atualidade: a Google.O enorme crescimento da empresa que, após o sucesso inicial de seu principal serviço (o Google Search) lançou outros produtos que rapidamente tornaram-se sucesso, chamou a atenção pela qualidade e principalmente pelo fato de serem gratuitos. A companhia procura ter o controle, seja comprando ou desenvolvendo, de tudo que gere tráfego na Internet, incluindo tanto serviços online (Orkut, YouTube, Gmail, Google Calendar, etc.) quanto aplicativos para desktop (Google Chrome, Google Earth, dentre outros). De acordo com os dados disponíveis no site da própria empresa, o Google [Search] responde a mais de 100 milhões de consultas por dia.
O autor sugere que as informações coletadas pela gigante Google poderão ser usadas para manipular desde resultados de eleições e licitações até para acusar equivocadamente pessoas de estarem envolvidas com uma infinidade de crimes (terrorismo, por exemplo).
Segundo o autor, como seria contrário às leis ter acesso ao conteúdo dos e-mails ou vasculhar o histórico das buscas de uma pessoa, pois assim estariam incorrendo no crime de violação de privacidade, então a Google analisaria os anúncios que foram exibidos para cada usuário, e assim, indiretamente, saberia quais os termos que provavelmente foram usados nas buscas. Desta forma, muitas vezes chegariam a conclusões equivocadas, como na ocasião em que o personagem principal é acusado injustamente de ter pesquisado sobre “combustível para avião” (que poderia ligá-lo a alguma rede terrorista, por exemplo) simplesmente por ser membro de um clube denominado “clube do café”, o qual lançaria no mercado uma bebida preparada à base de café, denominada Jet-Fuel (que