resenha SAE
É uma atividade privativa do enfermeiro, utiliza método e estratégia de trabalho, baseados em princípios científicos, para a identificação dos problemas do processo de saúde/doença, subsidiando ações de assistência de Enfermagem que possam contribuir para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo, família e comunidade”. Na prática nada mais é que o gerenciamento do cuidado. Portanto, o enfermeiro deve apoiar-se em conhecimentos científicos e práticos e aliá-los a noções de gerenciamento. Cabe ao enfermeiro conhecer sua unidade, sua equipe e o perfil de seus clientes. Deve priorizar o atendimento e planejar sua assistência. Embasados nas referencias de NANDA O primeiro passo para a implementação da SAE é a escolha de uma teoria de enfermagem, que é usada para direcionar as demais etapas da sistematização da assistência. Após isto, é implementado o processo de enfermagem que é constituido por 5 etapas:
- Investigação
- Diagnósticos de enfermagem
- Planejamento dos resultados esperados
- Implementação da assistência de enfermagem
- Avaliação da assistência de enfermagem
Este processo fornece estrutura para a tomada de decisão durante a assistência de enfermagem, tornando-a mais científica e menos intuitiva. Ou seja, isto nos mostra mais do que nunca que a enfermagem é uma ciência muito além de apenas cuidar do paciente. Portanto é importante, fazer ciência e mostrar realmente do que somos capazes.
É necessário que o enfermeiro repense sua conduta profissional e passe a assumir sua posição de coordenador da assistência prestada ao paciente, colocando em prática o conhecimento adquirido. Implementando a SAE, mostraremos a diferença que nossa estruturação, determinação, supervisão e atuação nos cuidados ao paciente representam na assistência prestada por toda a equipe de saúde. Quando isso for possível, o enfermeiro não será apenas o facilitador da ação de outros profissionais, mas um