Resenha Rádio a Mídia da Emoção
DISCIPLINA: Multimídia I - Rádio
PROFESSORA: Maria Luiza Cardinale Baptista
CURSO: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
RESENHA - “Rádio – A mídia da emoção”
“Rádio – A mídia da emoção”, do autor Cyro César. - São Paulo: Summus Editorial, 2005.
Nesta obra da comunicação de Cyro César relata fatos importantes na história do rádio e experiências pessoais; Reúne dados, informações, episódios de bastidores e depoimentos de especialistas para mostrar o que os atuais e futuros profissionais devem fazer para atender às novas demandas.
O autor compartilha com os leitores sua vasta experiência como profissional do rádio. Parte do pressuposto de que, por não trazer imagens explícitas, o rádio age diretamente sobre a imaginação do ouvinte e, dessa forma, tem o potencial de trazer à tona uma enorme carga de emoções. Com base nesse princípio, analisa a atual situação da transmissão radiofônica e oferece diversas sugestões práticas para a locução e a produção de programas de rádio.
Em 232 páginas Cyro aborda temas da profissão, como competência, envolvimento emocional e relacionamento profissional; apresenta técnicas de locução, sugerindo formas de relaxamento e analisando erros comuns no desenvolvimento da voz; mostra exercícios para a prática interpretativa diante do microfone; comenta a evolução tecnológica do meio e discute as mudanças ocorridas na vida do radialista. E ainda completam os 22 capítulos depoimentos de destacados profissionais do rádio brasileiro.
Cyro Cesar introduz o livro transmitindo a essência abordada no livro “é impossível fazer rádio sem falar em emoção. Aliás, trabalhar em rádio requer três condições fundamentais: inspiração, transpiração e emoção.” Pág. 7. Como radialista é necessário suar a camisa, o que torna compensador para realizar-se.
Dando continuidade conta um pouco sobre seu início rádio como o de qualquer outro locutor, de encaminhar piloto, fazer muitos testes para buscar