RESENHA RUTH ROCHA
COMUNICAÇÃO SOCIAL- RELAÇÕES PÚBLICAS
HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO – CRISTINA MARQUES GOMES
ALUNA: TAINARA MACHADO
ANO/SEMESTRE: 2015/01 A evolução da escrita: das cavernas para o mundo.
“O homem e a comunicação: O livro da escrita” de Ruth Rocha, autora renomada no mundo infantil, é conhecida pelos seus mais diversos livros para crianças no mundo todo, traz em seu livro juntamente com Otavio Roth a história da escrita, desde os primórdios até a invenção do alfabeto.
O livro que conta com cerca de 30 páginas retratam de maneira contada e desenhada como os povos faziam para se comunicar. Hoje em dia, a escrita tem papel fundamental para a comunicação entre as pessoas, Segundo Ruth, “O mundo moderno precisa da escrita até para as coisas mais simples: a compreensão de placas, as instruções para o manejo de maquinas, e as bulas de remédio. (...) E a escrita, que foi na antiguidade privilégio de sacerdotes e nobres, é hoje direito de todos”.
Desde o tempo das cavernas, os homens já aprimoravam a comunicação entre si, e a escrita foi o método mais abrangente para isto, em cavernas, pedras, argilas, os homens utilizavam os desenhos para representar o que estavam querendo dizer, e assim foram surgindo às escritas pictográficas e ideográficas. Mas isso não foi suficiente, e a escrita teve de ser aprimorada, pois as pessoas escreviam cada vez mais, e com isso simplificando mais os símbolos usados nas pinturas. Os fenícios foram os grandes criadores do que hoje é o principal instrumento de comunicação, as letras. Posteriormente, outros povos, modificaram o alfabeto de acordo com suas culturas e línguas, fazendo com que as letras se tornassem um código mundialmente usado para a ferramenta da comunicação.
Além de pequenos textos, o livro traz ilustrações que acompanham a leitura e ajuda o leitor a imaginar como seriam naquela época a escrita, como ilustrações sobre a escrita ideográfica, por exemplo. Apesar, de não serem