Resenha revoluçao dos bichos
Revolução dos Bichos
A obra revoluçao dos bichos foi baseada e reproduzida tendo como base a revolução russa de 1917. Podemos identificar a figura de Lênin no porco Major, existe o Trotsky representado pelo porco Bola de Neve e o famoso e tirano Stalin idealizado pelo porco Napoleão.
A fábula gira em torno da crítica ao sistema socialista e ao governo de Stalin que traiu a revolução soviética. Essa história foi escrita durante a Segunda Guerra Mundial e o Geoge Orwell era anarquista, odiava qualquer tipo de totalitarismo ou poder. Devido a isso a história possui um caráter critico da situação miserável da população soviética durante o governo desse ditador e durante a revolução.
No início da historia existe uma sociedade capitalista: os que produzem (os animais) possuem menos do que aqueles que não produzem (os humanos). O Porco Major tem um sonho sobre uma sociedade sem diferenças e sofrimentos. Ele morre, mas alguns porcos realizam o tal sonho e criam uma nova ideologia (Animalismo) semelhante ao Socialismo. A princípio, houve um socialismo democrático, em que todos participavam de assembléias, dando idéias e sugestões, liderados por Bola-de-Neve, bem aceito pelos animais em geral. Entretanto o Porco Napoleao objetivando mais poder, expulsa Bola de Neve e insere o Totalitarismo, ou seja uma ditadura que e um regime em que não há liberdade de expressão, direito a opiniões na fazenda onde tudo passa a ser válido: mentiras, traições, mudanças de regras, que pode ter sido inspirada na frase do italiano Nicolau Maquiavel ”Os Fins Justificam os Meios”.
O livro se inicia com os bichos ouvindo sobre um sonho que Major teve, ele reuniu todos os bichos e antes de contar o sonho ele tenta abrir os olhos dos animais para mostrar a exploração e a péssima condição de vida deles, ele propõe que os bichos se livrem do homem para que o fruto do trabalho seja só deles.
“Enfrentemos a realidade: nossa vida é miserável, trabalhosa e curta. Nascemos,