Resenha Revisão de Software
Disciplina: Tópicos Especiais em Computação Pólo: Tailândia
Alunos (as): Matrícula:
Jaime William Sousa TRABALHO Resenha Tutor: Prof.: Leonardo Patrício Barbosa.
Revisão de software
A verificação e a validação abrangem todo o ciclo de vida de software e devem ser aplicado em todos os estágios do processo de desenvolvimento, com os seguintes objetivos principais: descobrir defeitos no sistema e garantir operacionalidade do mesmo. A verificação visa assegurar que as especificações de cada fase sejam respeitadas, já a validação visa assegurar que as necessidades de clientes e usuários estejam apropriadamente refletidas no produto de uma fase.
Para entendermos os procedimentos e análise da revisão de software devemos atentar para as terminologias adotadas, tais como a terminologia do Padrão IEEE 610.12-1990, que define: Defeito (fault): passo, processo ou definição de dados incorretos. Engano (mistake): ação humana que produz um resultado incorreto. Erro (error): diferença entre o valor obtido e o valor esperado. Falha (failure): produção de uma saída incorreta com relação à especificação. Os procedimentos abrangem duas análises: A estática e a dinâmica. A Estática, que não representa propriamente a execução do produto, como exemplo temos as revisões técnicas e inspeção de código. Na análise dinâmica temos a execução do produto, como por exemplo, os testes.
A Revisão de Software tem por objetivo assegurar que o produto produzido em uma fase possui qualidade suficiente para ser usado em outra fase. A revisão visa garantir que a equipe está utilizando artefatos com a qualidade mínima especificada ao longo do processo. Desta forma, segue alguns tipos de defeitos que podem ser detectados nas revisões de software: a) Omissão, onde informações relevantes do