Resenha referente ao livro “crítica à dogmática e hermenêutica jurídica”
Curso de Direito
Danielle Margueritte Neira Millar
RESENHA REFERENTE AO LIVRO “CRÍTICA À DOGMÁTICA E HERMENÊUTICA JURÍDICA”
Goiânia
2013
Danielle Margueritte Neira Millar
RESENHA REFERENTE AO LIVRO “CRÍTICA À DOGMÁTICA E HERMENÊUTICA JURÍDICA”
Trabalho apresentado à disciplina de Hermenêutica Jurídica, do primeiro período do Curso de Direito da Faculdade Sul-Americana - FASAM, como requisito parcial da N1.
Professora: Rangel
Goiânia
2013
Após uma leitura atenta do texto em análise, pude compreender a importância absoluta da hermenêutica no âmbito judiciário. O autor Plauto Faraco de Azevedo cita 9 itens abordando diversos temas como a necessidade de uma boa interpretação literal, a inclusão da matéria no currículo escolar, não apenas por ser apenas uma matéria para encher a grade curricular e sim sua extrema necessidade de fazer parte dos estudantes de Direito, também cita seu surgimento e fatos históricos também relacionados de extrema importância cultual, .
O autor deixa claro, que para interpretar e aplicar a legislação existem uma série de normas que orientam um relacionamento adequado entre as diferentes pessoas que atuam no âmbito judiciário, sendo denominadas normas de procedimentos. As normas são apenas instruções, podendo elas sofrer revisões com o passar do tempo, seja pela evolução do conhecimento, elas precisam se tornar antes de tudo uma ferramenta de adequação aos novos costumes ou conceitos, sejam eles morais, religiosos, entre outros, e mesmo para se adequar a novas leis.
Definitivamente, as jurisprudências, os acórdãos, etc., resultam duma discussão entre iguais sobre assuntos às vezes considerados similares, sem observar os fatores