Resenha redes sociais na internet
Mauricio da Rocha
No livro Redes Sociais na internet, editora Sulina de 2009, a autora Raquel Recuero, uma das principais pesquisadoras nacionais da cibercultura, traz um estudo aprofundado sobre as principais causas e consequências do fenômeno das redes sociais na internet, pois a obra é baseada em sua tese de doutorado, produzindo uma importante referência em língua portuguesa sobre o assunto. O livro vem enriquecido de diversas definições dos mais conceituados pesquisadores mundiais da cibercultura, agregando credibilidade as questões abordadas.
O livro é dividido em duas partes na primeira delas, redes sociais na internet, são analisados “Os elementos das redes sociais na internet”, as características quanto a definição de “atores” e as diversas formas de comunicação na rede, isso por meio de ferramentas como weblogs, fotologs, Orkut, facebook e outros, nesses a autora destaca esses atores como os nós da rede.
Em continuidade da primeira parte, a autora analisa as conexões da rede dividindo-as em interação, relação e laços sociais, também aprofunda o estudo sobre capital social. Nessa parte, ela utiliza uma definição de Granovetter (1973, p.1361), para definir o que são laços fracos e fortes, “A força de um laço é uma combinação (provavelmente linear) da quantidade de tempo, intensidade emocional, intimidade (confiança mútua) e serviços recíprocos que caracterizam um laço”, cujo assunto, por conter uma certa complexidade e diferentes pontos de estudo e pesquisa, possui diversas páginas dedicadas a essa discussão.
O próximo item de estudo, são as “topologias de redes sociais na internet”, esse foi subdividido em redes igualitárias, rede mundos pequenos e redes sem escalas. Essas topologias auxiliam a compreender diversos elementos que foram também analisados como os conceitos de centralidade, centralização, grau de conexão, multiplexidade e densidade.
Completando os