Resenha Reda O
O texto “Discurso organizacional: uma abordagem retórica” de Tereza Lúcia Halliday destaca o uso do discurso como ação na comunicação organizacional por meio da retórica, abordada como modo de construção da realidade. A autora menciona que o discurso organizacional é usado com o objetivo de estruturar a legitimação, ou seja, construir por meio de uma argumentação de boa qualidade e comportamento ecologicamente correto, a legitimidade.
No que se trata da abordagem retórica, a autora aponta que, focando na análise da comunicação, toda mensagem possui um teor influenciador que pode ser percebido com maior ou menor facilidade de acordo com o tipo de discurso apresentado.
O compromisso dessa ação retórica é a capacidade de expor boas razões para consolidar a eficácia de um bom discurso. Para que isso ocorra, pode-se pontuar a importância do uso da ética, adequação linguística e estrutura de apresentação das informações.
O texto apresenta também uma análise da retórica na abordagem situacional, enfatizando que o discurso dentro deste contexto exige argumentações diferenciadas, pautadas por boas razões.
Nesse cenário encontram-se os executivos, porta-vozes e assessores de comunicação que apontam responsabilidades e defendem a companhia, portanto, é importante destacar que as relações corporativas dependem de um discurso motivador para reforço da sensação de coletividade, mantendo o bom desempenho das atividades organizacionais.
Ainda sobre a retórica situacional, o texto salienta que existem problemas retóricos que consistem na divergência entre o que realmente é e o que o retor gostaria que fosse e, na melhor forma de construir um discurso que abranja todos os elementos da situação, possibilitando a modificação da situação retórica.
Além disso, a autora acrescenta que a retórica organizacional deve ser entendida como ação. A argumentação deve ser tratada pela organização com a mesma preocupação e