Resenha: Recursos pedagógicos para o ensino da matemática a partir das obras de dois matemáticos da Antiguidade
Instituto de Matemática e Estatística
Disciplina: Didática da Matemática III
Aluna: Andréa Moreira
Recursos pedagógicos para o ensino da matemática a partir das obras de dois matemáticos da Antiguidade
O texto tem como foco investigar certos tópicos e certos conceitos retirados da história da matemática que podem ser úteis para abordar a matemática do ensino básico. O autor não faz uma descrição sistemática de uma unidade de ensino, pois considera que esse tipo de descrição incluiria muitos assuntos que fogem do objetivo principal de seu trabalho. O que ele opta por fazer é investigar alguns conceitos de dois matemáticos neopitagóricos, mostrando como esses conceitos podem ser usados no ensino de vários tópicos da matemática.
O primeiro tópico do texto é "Porque a matemática é antiga?" , onde é ressaltado o quanto a dissociação entre a matemática e sua história é desagradável, onde Fossa apresenta duas razões para essa afirmação.
"Em primeiro lugar, o conhecimento matemático (...) é de natureza cumulativa. A matemática é construída, incessantemente, sobre as bases já construídas. Em consequência, o aluno precisa, no processo de aprendizagem, repensar o que já foi pensado por outros. [..]
Em segundo lugar, não queremos alunos que saibam apenas manipular algoritmos com algum sucesso. Queremos alunos que tenham uma compreensão profunda e crítica das partes da matemática que estudam."
(MENDES, Iran Abreu. A história como agente de cognição na educação matemática. / Iran Abreu
Mendes, John A. Fossa e Juan E. Nápoles Valdes - Porto Alegre: Sulina, 2006. P.138,139)
John afirma que a história pode ser usada como um fator motivador na apresentação de material novo, pois além de revelar as lições da matemática com outros aspectos da cultura humana, a história nos lembra que os matemáticos anteriores se interessaram por certos conceitos e problemas. Assim, vários alunos também acharão os mesmos problemas