resenha quilombo
DISCIPLINA: NORMAS
ALUNO: MARCIO DOS SANTOS CRUZ
TURMA: A1
RESENHA DO FILME QUILOMBO
Trabalho apresentado à disciplina Normas, como requisito parcial para avaliação, sob orientação do professor Rogério Alves.
Alagoinhas 05/10/2014
QUILOMBO. Produção: Augusto Arraes. Escritor e diretor: Carlos Diegues. Gênero: Drama. Co-produção brasileira e francesa de 1984.Tempo:119 min.
O filme Quilombo, de co-produção brasileira e francesa de 1984 dirigido por Cacá Diegues e com roteiro baseado nos livros Ganga Zumba, de João Felício do Santos e Palmares, de Décio de Freitas, tem como principais atores: Tony Tornado, Antônio Pompeu e Antônio Pitanga, como atrizes: Zezé Motta e Vera Fischer.
Quilombo narra três fases de Palmares. A primeira é sobre o reino de Acotirene, matriarca fundadora dos Palmares, que representa Iemanjá, a rainha das águas, mãe das mães. Na segunda parte do filme temos o reinado de Ganga Zumba (Tony Tornado), que representa sobre sua cabeça o orixá Xangô. Como ele é ligado à justiça, ao poder, e à capacidade de unificar nações, durante essa fase vemos nascer uma Palmares próspera, unida. É nesse reinado que se realiza a utopia em Palmares.
O terceiro ato da obra vai abordar o reino do famoso Zumbi (Antônio Pompeu), guerreiro que representa a força de Ogum e se torna um conquistador. Zumbi chega mesmo às portas de Recife e tem a oportunidade de tomar a cidade, mas com uma frase reafirma a compreensão dos negros sobre a necessidade da liberdade: “Se tomarmos a capital deles, teremos de ter escravos como eles”, desiste e volta aos Palmares.
O filme possui como objetivo mostrar a luta dos negros contra a escravidão e os maus tratos que sofriam até um grupo se rebelar e fugir para o Quilombo dos Palmares. O filme foi iniciado com um escravo sendo torturado até a morte, logo depois aparece um grupo de escravos que trabalhavam na lavoura e que decidem se rebelar e fugir. Atacam o senhor do