Resenha Que é uma constituição, Ferdinand Lassale
Ferdinand Lassale foi economista, agitador e grande orador. Conheceu Marx e Proudhon, mas não adotou o socialismo cientifico de Marx. Participou da Revolução de 1848 em Düsseldorf onde foi preso sendo partidário da unificação alemã. Após fundar o primeiro partido trabalhista alemão em 1863, passou a defender a criação de cooperativas de trabalhadores para que os mesmos obtivessem os lucros que lhes era negado.
Lassale, Ferdinand. Que é uma constituição? (Obra dividida em três capítulos)
Capitulo I
Do que é feita uma constituição? Essa questão deve ser debatida por todos. Por mais que ao tentar responder essa questão, muitos irão procurar a constituição vigente em sua nação, mas não adianta demonstrar os conceitos prontos sem defendê-los corretamente e sem ter o conhecimento de como ele foi formado.
Quando comparada com as leis, é considerada como um conjunto de leis por ter sido elaborada em um senado, mas a mesma não se mantem no nível das leis comuns, como nota-se que ao alterar uma lei comum que em muitos casos é considerada supérflua, não há grande comoção por parte do povo, mas ao tentar alterar qualquer lei na constituição, toda a nação se manifesta por estar sendo feridos os princípios primordiais do estado.
É basicamente a Lei Fundamental, o primórdio das leis. Na Prússia, muitos acreditam que as normas que valem são apenas as positivadas na coleção legislativa, mas e se ocorrer que as normas fossem destruídas?
O monarca estaria a cargo do poder por estar controlando o exército, a aristocracia ainda possuiria grande influência sobre a corte, a grande burguesia poderia fechar as portas de suas fabricas se assim o quisessem assim como os banqueiros não poderiam ceder empréstimos tanto aos grandes capitalistas quando a classe operária. Este é um exemplo das partículas que compõem uma constituição.
Capitulo II
É historicamente exemplificado que uma