Resenha - Psicodrama - Moreno
É relevante que se conheça a biografia do médico Jacob Levy Moreno, pois é nela que encontramos o primórdio do desenvolvimento do Psicodrama. Figura extrovertida, carismática, bom orador, vitalidade para o trabalho, dele se dizia: sabe o que faz. Nasceu em seis de maio de 1889, na cidade de Bucareste, Romênia. Aos cinco anos, criou a brincadeira de ser Deus. Dizia que aí estava o embrião de sua ideia da espontaneidade como centelhas divinas em cada um de nós. Estudou medicina, fez um trabalho com prostitutas e com refugiados tiroleses.
Gostava de teatro e dizia que existiam “possibilidades ilimitadas para a investigação da espontaneidade no plano experimental.” Em 1921fundou o Teatro Vienense da Espontaneidade, o qual foi à base de suas ideias da Psicoterapia de Grupo e do Psicodrama. A 1ª sessão psicodramática oficial ocorreu no dia 1º de abril de 1921. O tema era a busca de uma nova ordem, testando cada um que quisesse participar, a ser líder e que atuaria como rei.
No teatro Moreno vislumbrava a possibilidade de iniciar sua revolução a partir da investigação da espontaneidade no plano experimental. Levou o teatro para as igrejas e circos. Criou o jornal vivo pretendendo fazer dramatizações a partir da notícia. Sem saber, naquele momento estava lançando o Sociodrama. Durante o trabalho de teatro espontâneo com pacientes, através do caso Jorge-Bárbara, inicia o Teatro Terapêutico.
Em 1931, Moreno introduziu o termo Psicoterapia de Grupo e este fica sendo o ano do início da Psicoterapia de Grupo científica. Através da investigação e mensuração das relações sociais em uma escola, cria os métodos da Sociometria. Em 1936 moreno se muda para Bacon House, e lá constrói o primeiro Teatro de Psicodrama. Moreno morre em Bacon em 14 de maio de 1974, aos 85 anos de idade.
Moreno viveu quatro momentos criativos: Religioso e Filosófico (até 1920), nesse período pode se observar a fé e crença