Resenha - Prolixo e Lacônico
Resenha: é a elaboração de um texto em que pode ser realizada uma comparação de seu assunto ou uma avaliação crítica. Podem-se resenhar livros, filmes, notícias etc.
Você é prolixo ou lacônico?
Na sociedade atual, há pessoas que convivem mais quietas e outras mais espontâneas na ótica de relacionamento entre si; sejam na fala, nos atos, nas demonstrações de vontade etc. De uma forma simples, podemos definir prolixo e lacônico respectivamente como: “quem fala demais”, “quem fala de menos”. Em um relacionamento, dificilmente as duas pessoas serão prolixas, ou lacônicas, esse é um problema que a maioria dos casais enfrenta. Quem fala demais corre o risco de ser chato e cansativo; já quem fala de menos, não ocupa seu lugar na relação e não dá ao outro a chance de conhecê-lo.
Pode-se perceber que em relações mais duradouras o casal perde facilmente a capacidade de entendimento através do diálogo, da comunicação. Os casais reclamam um do outro e não conseguem notar que para se entenderem, algum deles deve ceder e se esforçar para que encontrem um novo jeito de dialogar adequadamente.
O primeiro passo é reconhecer-se: você é prolixo (fala demais) ou lacônico (fala de menos). A partir de então, perdoe o outro por ser “isso” ou “aquilo” e perdoe, inclusive, a si mesmo. O ritmo mais adequado é aquele em que os dois conseguem falar, um de cada vez e, principalmente, que enquanto um fale, o outro escute, respeite e considere a verdade e o sentimento confidenciados a cada palavra.