Resenha professora pesquisadora
CENTRO DE EDUCAÇÃO - CED
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
PROFª.: CICERA SINEIDE DANTAS RODRIGUES
ALUNO (A): JHENY KELLY FAUSYO LOBO
Resenha Crítica
ESTEBAN, Maria Teresa; ZACCUR, Edwirges (orgs.). Professora-pesquisadora: uma práxis em construção. 2ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
A mudança do currículo passa a gerar uma polêmica referente a professora pesquisadora, e as autoras enfocam na reflexão sobre a pesquisa como eixo da formação docente, com suas experiências vividas no cotidiano da escola pública reforçam os elementos da pesquisa, defendendo essa formação. Ao discutir sobre a pesquisa como eixo da formação docente, percebe-se um conflito entre o governo e a universidade, o primeiro denuncia a inoperância da segunda, universidade critica as politicas educacionais do governo.
Diante dessa situação, o fracasso do ensino básico é visto como má formação do professor e falta de vontade dos envolvidos nesse processo. O governo passa exigir produtividade na escola, para isso é contratado profissionais que pensem pela professora. Esse processo Tecnicista faz com que os professores tornem-se incapazes de produzir métodos eficientes para ensinar. Voltando-se para a pesquisa, onde a mesma misturada com o cotidiano formal e informal dá o suporte para o entendimento e a busca de novas formas de reflexão e questionamento. Auxilia a professora-pesquisadora a refletir a prática, sendo vista de maneira diferente e consequentemente será modificada. A ação leva a uma reflexão gerando uma nova ação.
A formação de professores reflexivos para a educação centrada no aprendiz requer uma mudança de ensino, tendo o aprendiz como o centro do processo, conteúdos relevantes e respeito de acordo com suas experiências e conhecimentos prévios. Porém, os professores foram desprofissionalizados, tirando a função de agente reflexivo e criador do processo pedagógico, não tiveram papel da construção das reformas educacionais,