RESENHA – PROCESSO PENAL II
“Punir os Pobres: a nova gestão da miséria nos Estados Unidos”
(Loïc Wacquant)
Goiânia – GO
2013
WACQUANT, Loïc. Punir os Pobres: a nova gestão da miséria nos Estados Unidos [A onda punitiva]. Tradução de Sérgio Lamarão. Rio de Janeiro: Revan, 2003, 3ª edição, revista e ampliada, agosto de 2007. 476 p.
O autor francês nascido em Montpellier em 1960 é profundo estudioso da sociologia e pobreza urbanas, desigualdade racial e etnográfica. Alguns de seus livros foram publicados em português, além de centenas de artigos em outras línguas publicados em revistas de sociologia, antropologia, urbanismo, teoria social e filosofia. É também professor de sociologia na University of California, em Berkeley e investigador do Centre de Sociologie Européenne, em Paris.
Nas considerações iniciais de sua obra o autor afirma ser a segurança pública exercida com objetivo de ser exibida e vista, tornando-se um verdadeiro espetáculo, o que faz delas medidas uniformes e previsíveis, mesmo em diferentes governos que se sucedem. O livro se ocupa em estudar a abordagem punitiva abraçada por muitos partidos políticos em diferentes países e que sociologicamente se denominou de “crise do Estado-providência”, promovendo o endurecimento das penalidades implicando em um inchaço da população carcerária.
Em um contexto neoliberal, houve um crescimento exponencial do número de presos enquanto as despesas sociais sofreram profundos cortes, consequência de um Estado penal que é resposta aos deslocamentos provocados pela redução de despesas do Estado na área social e urbana e pela imposição do trabalho assalariado para os inseridos nos guetos sociais.
Para entender a preocupação que surgiu ao final do século XX com a segurança, o autor propõe a união dos pensamentos da escola materialista à abordagem simbolista, uma vez que as instituições penais podem concretizar duas tarefas ao mesmo