RESENHA Processo de formação da sociedade piauiense
Campus: Rio Marataoan
Disciplina: Organização espacial do Piauí
Prof: Paulo Roberto
RESENHA
Processo de formação da sociedade piauiense
Otávio Mário Filho
Barras-PI, setembro de 2012
Os primeiros relatos sobre o Piauí, a antiga capitania de São José do Piauí, deve-se ao Padre Miguel de Carvalho onde ele descreve algumas das particularidades do nosso Estado.
A metrópole sempre esperou receber das capitanias bens de interesse comercial, e a nossa capitania não tinha esses bens, mas se tornou peça fundamental através da bovinocultura. Junto com a lavoura de cana de açúcar, principal atividade econômica da época, o criatório de gado constitui atividades complementares. O boi além de servir sua carne como fonte de alimento servia como meio de transporte, de força de tração, e seu couro era usado para diversos fins.
Com a importância do boi, muitas fazendas foram surgindo, que como consequência ocorre a ocupação do espaço piauiense. Convém ressaltar que o Piauí foi povoado de maneira diversa das demais capitanias, conquistando seu território do interior para o litoral.
O povoamento inicia-se vagarosamente e sem controle. Devido a forma de ocupação agressiva, na qual os branco tinha com os índios, eles ñ levavam consigo nem mulher e nem filhos. O que torna a família ausente nesta sociedade, fator negativo para o povoamento. No período do Piauí colonial foram definidos três tipos etnias: o índio, natural da terra, o português, de procedência europeia, e o negro, vindo da África. O Piauí só ver sua população aumentar quando Oeira passa a ser vila.
A sua economia, desenvolve-se uma economia de subsistência do litoral canavieiro, com a exploração exclusiva da monocultura do gado vacum e cavalar. Posteriormente, essa economia, sem deixar o comércio com o litoral, torna-se independente, graças ao fornecimento de carne e couro a zona mineradora de Minas Gerais, em expansão.
O primeiro governador do