Resenha problemas causados por gutemberg - peter burke
Peter Burke se propõe, ao apresentar o tema do nascimento da imprensa por Gutemberg e as consequências geradas por este acontecimento, uma abordagem diferenciada da que geralmente se faz. Ao nascimento da imprensa e ao seu desenvolvimento ao longo da história se faz, em geral, uma análise positiva. Uma celebração que comemora os seus efeitos maravilhosos e revolucionários. Burke, numa sobriedade que lhe é própria, lança um olhar crítico sobre o nascimento da imprensa e seu desenvolvimento: “minha abordagem será menos triunfalista”. Ele enxerga a imprensa não só como causa de solução de problemas da humanidade (...), mas geradora de outros problemas, que solucionados pela mesma imprensa ‘transmutam-se’ em novos problemas que precisam ser solucionados. Toda essa cadeia de soluções e problemas tem um condutor principal: a “explosão da informação”, que é um dos efeitos mais maravilhosos e devastadores da invenção da imprensa.
Burke vai elencando os problemas gerados pelo advento da imprensa com extrema erudição de pesquisador sério e honesto. Seu texto é claro, mas profundo. Burke logo vai introduzindo os olhares negativos que se vão erguendo sobre efeitos do advento da imprensa ao longo do tempo. Alguns grupos sociais levantaram críticas ao novo instrumento porque este ia, pouco a pouco, minando o espaço de onde tiravam seu sustento. Os eclesiásticos também viram seu poder ameaçado e reagiram quando os leigos começaram a ter nas mãos os textos sagrados. E com o crescimento da alfabetização, a leitura começa a se desviar do campo especificamente religioso.
Também no campo político houve problemas. A imprensa criticava os governos autoritários. A discussão política tomou as ruas.
Já para os estudiosos o problema passou a ser o que Burke chama de