Resenha Prestígio escolar; hierarquias escolares; sociologia da educação/Marcio da Costa
Licenciatura em Pedagogia 2012.2
Docente: Rodrigo Rosistolato
Discente: Manoela Carollo Balthazar
Título e referência completa: COSTA, Marcio da. Prestígio e hierarquia escolar: estudo de caso sobre diferenças entre escolas em uma rede municipal. Rev. Bras. Educ. (on line). 200, vol.13, n.39, PP. 455-469. ISSN 1413-2478. doi: 10.1590/S1413-24782008000300004.
Autor (a): Marcio da Costa
Temática: Prestígio escolar; hierarquias escolares; sociologia da educação.
Objetivo geral: Márcio da Costa buscou explorar as diferenças entre escolas públicas integrantes da mesma rede de ensino. Faz parte de um projeto de investigação que busca compreender os elementos que conferem diferenciação a estabelecimentos de ensino que, submetidos à mesma autoridade e às mesmas regras, integrando os mesmos sistemas e dispondo de recursos equivalentes, apresentam considerável disparidade em muitos aspectos e gozam de reputações claramente opostas. O trabalho volta-se a algo menos passível de mensuração: o prestígio escolar, porém tal prestígio deve estar em forte medida associado ao desempenho dos alunos em termos de aprendizado.
Objetivos específicos: A proposta era de o grupo estudar seis escolas com características internas bem distintas e reputações opostas. Márcio Costa mostra os resultados do survey com alunos, esses resultados estavam diretamente relacionados às observações extraídas das entrevistas e visitas às escolas que foram regulares por parte da sua equipe de pesquisa. As escolas envolvidas em sua pesquisa foram divididas e denominadas acordo com as letras a zona da cidade do Rio de Janeiro e sua classificação em relação ao prestígio escolar, os sinais – ou +: N+, N-, T+, T-, S+, S-, onde as letras significam a zona da cidade e os sinais significam a classificação do prestígio da escola. A partir dos resultados das pesquisas Márcio Costa faz comparações entre as escolas e as zonas onde elas estão situadas, por exemplo: