Resenha - posicionamento
Posicionamento: A batalha pela sua mente
No livro Posicionamento: a batalha pela sua mente encontrei lições valiosas sobre estratégia aplicada a comunicação, o livro é instigante, levanta questões e questionamentos a respeito do posicionamento de grandes empresas, e se vale de ótimos exemplos para fixar os conceitos no texto apresentados. Os exemplos explorados pelos autores são totalmente pertinentes frente às questões abordadas no livro.
O livro trabalha o posicionamento por um viés mercadológico, mas também psicológico, pois entender a mente do consumidor é decisivo para sucesso ou fracasso do posicionamento de uma empresa. É extremamente interessante a percepção de que o bom processo de posicionamento parte da perspectiva do consumidor, e não apenas do desejo da empresa de se posicionar de determinada maneira, que muitas vezes não têm grandes significados para o “propect”. Penso que o exemplo da Avis se relaciona bem com essa percepção por parte do consumidor, essa empresa posicionou-se como a número 2 na mente do “prospect” e foi bem sucedida, Porém quando tentou se posicionar de outra maneira – que atendia o desejo da empresa, mas não o que estava na mente do consumidor – a Avis fracassou.
Em algumas passagens no livro, percebi idéias que já estão estabelecidas em minha forma de pensar o processo de comunicação. Acredito que para uma empresa sem posicionamento definido não há bons prognósticos, pois um bom posicionamento fundamenta todo o processo de comunicação de uma empresa. Dessa forma, argumentando pelo ângulo da propaganda, um bom posicionamento facilita até o processo de criação de uma campanha, pois a idéia a respeito de determinado produto já existe na mente do consumidor, ela será trabalhada e desenvolvida, mas já galgou seus degraus na mente do “propect”. Isso fica ainda mais claro, no capítulo do livro que aborda a importância do nome de um produto.
Em outro trecho do livro, o autor afirma que é ilusão as empresas