Resenha por uma outra globalização
FÍSICA
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR
SILVANETE
REGISTRO 4
LUCAS LIMA PINTO
BRASÍLIA
2013
SANTOS, Milton. Introdução Geral. in: Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 19. ed. São Paulo: Record, 2010. p . 1-4.
Milton Santos era geógrafo, professor emérito da universidade de São Paulo, ganhador do Prêmio Internacional de Geografia Vautrin Lud em 1994 e autor de mais de 30 livros e 400 artigos científicos, publicados em diversos idiomas.
O texto mostra o outro lado da globalização, aquele ninguém ver. O autor afirma que vivemos em um mundo confuso e confusamente percebido. De um lado percebemos o grande progresso das ciências e das técnicas, de outro lado a aceleração contemporânea. Se desejamos deixar de crer que esse mundo assim percebido é verdadeiro, devemos considerar a existência de pelo menos três mundos num só. O primeiro é o mundo como nos fazem vê-lo: globalização como fábula; o segundo é o mundo como ele é: globalização como perversidade; e o terceiro é o mundo como ele pode ser: uma outra globalização.
O autor conclui que a população aglomerada em poucos pontos da superfície da terra constitui uma das bases de reconstrução e de sobrevivência das relações locais, abrindo a possibilidade de utilização, ao serviço dos homens, do sistema técnico atual.
De início o autor expõe a sua visão do mundo atual em que vivemos, mostrando os dois lados, e propõe uma forma para entendermos sua afirmação, onde devemos considerar a existência de três mundos num só.
Então ele apresenta o primeiro mundo: o mundo tal como nos fazem crer: a globalização como fábula. Em seguida ele apresenta o segundo: o mundo como ele é: a globalização como perversidade.
Por fim ele apresenta uma forma de mudar essa realidade, que seria: o mundo como ele pode ser: uma outra globalização.
O autor trabalha as ideias de Maria de Conceição Tavares, sobre um mundo visto como fábula, e as ideias