Resenha Por Uma Arquitetura - Le Corbusier
CENTRO DE TECNOLOGIA
ARQUITETURA E URBANISMO
TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO V
_______________________________________________________________________
Resenha do livro Por Uma Arquitetura de Le Corbusier
Acadêmica: Isadora Carpes Daltrozo
Le Corbusier inicia seu livro, Por uma arquitetura, mostrando as grandes diferenças entre engenheiros e arquitetos, e nos demais capítulos fala sobre os elementos que compõem a arquitetura e que se fazem tão necessários para os arquitetos que muitas vezes já os esqueceram, ainda mostra as transformações que estão acontecendo no mundo, as quais podem levar à arquitetura ou à revolução.
Em Estética do Engenheiro Arquitetura, o autor explica que os engenheiros chegam à harmonia porque empregam o cálculo, fazendo existir a estética do engenheiro, onde o estado de espírito segue caminhos seguros. Já a arquitetura é coisa de emoção e plástica, e deve empregar elementos capazes de atingir nossos sentidos, satisfazer os desejos visuais. Le Corbusier fala que a arquitetura hoje não se lembra mais daquilo que a começa. O mundo transformou-se admiravelmente, no seu aspecto e na sua utilização, em consequência da máquina. A óptica e a vida social mudaram, porém não adaptamos a casa a isso.
Todo um capítulo é dedicado aos Três Lembretes aos Senhores Arquitetos, que são o Volume, a Superfície e a Planta. Esses três lembretes são muito importantes pois constituem a arquitetura e precisam ser lembrados para que haja um todo harmônico.
Sobre Volume, Le Corbusier destaca sua frase célebre: "A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes sob a luz." O volume é envolto pela superfície, que deve ser consagrada com tarefas quase sempre utilitárias, sem que a superfície devore o volume, utilizando-o como diretriz para as divisões dessa superfície, deixando-o, ao mesmo tempo, em seu esplendor de sua forma sob a luz. A Planta é a geradora, toda a estrutura se eleva