Resenha "Por que (não) ensinar gramática em casa
Universidade Federal de São Paulo
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1996. Coleção Leituras no Brasil.
O autor Sírio Possenti, doutor em Linguística e Livre docente pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp/Brasil, traz um conjunto de argumentos abordando questões relativas ao ensino de língua materna dentro da sala de aula, onde apresenta prós e contras do ensino da gramática hoje.
O livro é dividido em duas partes, na primeira parte o linguista apresenta um composto de teses onde objetiva mostrar ao leitor como fazer com que o ensino da língua materna seja produtivo. Uma das teses defende que não existe línguas uniformes, pois elas variam, até porque a variedade linguística é um reflexo da variedade social. Fatores ativos para essa diferença na fala são: os externos como a classe social, faixa etária, carreira seguida etc. e os internos como, por exemplo, a regra gramatical.
A segunda parte do livro o autor apresenta ao leitor desde conceitos gramaticais à perspectiva de ensino de gramática. Em uma interessante proposta afirma que o estudo da gramática e o domínio ativo da língua são completamente diferentes um do outro, distinção que aumenta ainda mais quando se analisa a quantidade de tipos gramaticais. Após citar de maneira explicativa as três definições gramáticas: normativa (usada em livros didáticos), descritiva (não aponta erro, pois defende que são usadas por pessoas diferentes) e internalizada (conhecimento e ao entendimento da sua língua), propôs que a forma de ensino fosse alterada, que nas salas de aula ocorressem uma inversão, portanto, estabelecendo que seja explorada de maneira positiva primeiramente a gramática internalizada, depois a descritiva, e por ultimo a normativa, justifica essa proposta de inversão ressaltando que é no início da vida escolar que o aluno sabe muito, mas