Resenha: política e educação do livro de paulo freire
Curso: Pedagogia. Data: 28.03.2012.
Disciplina: Política Educacional.
Política e Educação.
FREIRE, Paulo. Política e Educação: ensaios. 5ª edição- São Paulo, editora Cortês, 2001. 46p.
O autor Paulo Régis Neves Freire, nasceu em 19 de setembro de 1921, em Recife no Pernambuco. Foi alfabetizado pela sua mãe de maneira peculiar, com galhos de árvores no quintal da sua casa. Foi um intelectual brasileiro muito respeitado e reconhecido, tornou-se inspiração para diversos profissionais da área da educação. Formou-se doutor por vinte e oito Universidades, é autor de diversos livros que lhes rendeu grandes conquistas e repercussão. Foi nomeado secretário de educação na cidade de São Paulo nos anos de 1989 a 1991. No período Militar, viveu fora do Brasil, entre os anos de 1964 a 1979 foi professor na Universidade de Harvard e na Universidade de Genebra na Suíça, aqui na Brasil deu aulas nas Faculdades de Educação da Unicamp e da Pontifícia, Universidade Católica da São Paulo (PUC).
O livro Política e Educação, é composto por dez textos, onde neles é feita reflexões sobre as questões político-pedagógico, mostra de maneira clara seu método progressista e como ele pode ser aplicado. Seus textos tem um equilíbrio que nos leva a uma reflexão e os tornam unificados dentro do conjunto da obra.
O esboço principal desta obra, incide sobre a compreensão das origens e da prospectiva do pensamento político-pedagógico de Freire, especialmente sobre dimensionamento político de sua práxis educativa/pedagógica mediante a captação de seus núcleos temáticos básicos.
Os pensamentos freirianos nos leva a uma construção crítica individual. Ele mostra que pode-se educar fora da sala de aula e que aprender e ensinar faz parte da existência humana.
O método de educar criado por Freire, basea-se no conhecimento que o aluno já traz para a escola, e cabe ao educador buscar este modelo para que no espaço escolar ele seja usado de maneira benéfica ao