Resenha, Plágio Academico
Célia Maria Macedo Ramos Silva e Flávia Neves Ferreira
Resenha
Resenha apresentada à Faculdade Anísio Teixeira, da disciplina Metodologia do Trabalho Científico , ministrada pela professora Camila para avaliação parcial da primeira unidade.
Feira de Santana
2014
ESCHILETTI PRATI, L. Plágio Acadêmico.
Resenha: Plágio acadêmico
Falar em assumir a autoria de um manuscrito é responsabilizar-se por construir conhecimentos novos e colocá-los em textos, exige o conhecimento de normas técnicas e fundamentação teórica adequada, possibilitando a publicação em revistas confiáveis.
O termo “plágio” tem sua origem no grego plágios, e significa assinar ou apresentar como sua obra ou seja sendo de ou pessoa,imitar o trabalho alheio. Trata-se de uma violação dos direitos autorais de outrem. Isso tem implicações civis e penais.
Copiar sem atribuir ao seu devido autor, é uma prática de plágio, que com o passar dos anos tem aumentado consideravelmente essa prática pela facilidade a esses textos.
Portanto, apesar de todos esses cuidados e preocupações com a identificação de plágio em trabalhos científicos, e importante atentar para espaços que permitam a construção de autores. É necessário uma orientação e acompanhamento no ensino superior permitido que os estudantes aprendam a acreditar em suas idéias e a apresentá-las de forma ética e responsável.
Todo conhecimento cientifico é construído a partir de outros estudos. Eticamente, os estudantes devem apresentar seu referencial de apoio e comunicar novas contribuições para seu campo de ação.
Nos trabalhos acadêmicos, os alunos devem seguir as normas da ABNT, que afirmam que mesmo nos pequenos trechos que não são da autoria do executante do trabalho, o autor deve ser devidamente identificado, segundo as especificações normativas estipuladas. O ato do plágio, como consiste numa cópia da propriedade intelectual de outra pessoa, prejudica o desenvolvimento do pensamento crítico