Resenha Plt VARIA ES LINGUISTICAS
O autor definiu um novo objeto de estudos para lingüística , a dcotomia-lingua/fala. Para ele a linguagem tem um lado individual e um lado social .O lado Social é chamado de língua e o Individual de fala para o Autor a língua é Coletiva e a fala individual sendo assim a língua é um sistema sistemático e a fala imprevisível.
A língua portuguesa é nativa, porém a fala é diversificada mudando de acordo com a cultura ou meio que se vive. È denominado pelo autor como “mitologia de preconceito lingüístico“. Por volta de1960 nasceu a sociolingüística , que é o efeito da sociedade sobre a língua , que inclui as normas culturais , expectativas e contextos. As línguas servem para comunicação e estão ligadas aos seus usuários elas variam e mudam , ela é responsável pela comunicação entre seus usuários sendo a soma da língua e da fala.
No Brasil a uma grande variação entre os povos pois há influencia de outras línguas . O autor relembra a variação de fonéticas e caracterizadas pelos sotaques , a variação fonética acontece com mais intensidade como a mistura do ritmo com a fala . O autor afirma que na história o que é padrão hoje, pode não ter sido no passado, a mudança e alteração só é aceita quando alguém de uma classe social privilegiada , aceita essa mudança e põem em pratica ,as gírias por exemplo com o passar do tempo mudam de acordo com a época que pode ocorrer juntamente com a situação social devido também aos costumes de cada região , diferença sexual e idade .
Costumamos usar linguagem diferente quando estamos com amigos , família e em situação de lazer, já em situação formais utilizamos uma linguagem polida com cuidado devido ao ambiente formal . A língua falada é escrita são diferentes , porém uma funciona