RESENHA PIRATAS DO SILICIO
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E COMPUTADORES
PROFESSORA: NICE MIRANDA
ALUNO: MARCOS LEAL SANTANA
TURNO: NOITE I
UNIDADE: UNIDADE OPÇÃO-NAZARÉ
RESENHA DO FILME: PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO
Os grandes idealizadores do computador pessoal foram Steve Jobs e Bill Gates, que mudaram a estrutura da informática mundial. Enquanto grandes empresas como e IBM e a HP só queriam vender computadores para o mercado corporativo e militar; Bill e Steve estavam focados em vender a pessoas comuns.
Eles não foram os inventores do computador (Steve) ou do sistema operacional (Bill) como muitos imaginam, mas souberam vender como ninguém. Nesse trajeto foram adquirindo vários projetos de outros inventores e programadores que não imaginavam o quanto sua invenção seria útil. Um caso mostrado no filme, temos uns engenheiros que não souberam apresentar sua criação como também os executivos da empresa Xerox deram pouca importância a um dispositivo bem simples chamado mouse. Então Steve Jobs e sua equipe adquiriram este produto que se tornou o maior aliado à expansão do computador pessoal. Pois o mouse mostrou-se um facilitador ao ensino da informática a pessoas comuns e não somente a universitários ou trabalhadores do ramo.
Quase que da mesma maneira, Bill Gates comprou o sistema DOS por um valor que apesar de parecer muito ao seu criador gerou uma fortuna inestimável. Tanto Bill e Steve continuaram investindo e adquirindo produtos desta maneira: viam o potencial, melhoravam e revendiam gerando lucros ainda maiores.
Apesar de Steve Jobs ter passando por problemas pessoais, que influenciaram seus negócios, não se tira o mérito de sua visão empreendedora. Bill Gates sempre dominou bem seus negócios e até hoje seus produtos influenciam o mercado mundial.