Resenha piratas da informatica
LISLEY LEMOS BARRETO
GESTÃO DE COMPRAS
VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
2012
LISLEY LEMOS BARRETO
GESTÃO DE COMPRAS
Trabalho apresentado ao curso de Administração – III semestre da FJT, como forma de avaliação da disciplina Administração de Recursos Materiais e Patrimonial.
Orientação: Prof. Clodomar Cadete.
VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
2012
1 INTRODUÇÃO
A gestão de compras assume um papel verdadeiramente estratégico nos negócios de hoje em face do volume de recursos, principalmente financeiros, quebra-se então uma visão preconceituosa de que era uma atividade burocrática e repetitiva, um centro de despesas e não um centro de lucros.
A função é muito mais ampla e, se realizada com eficiência, envolve todos os departamentos da empresa. Obter o material certo, nas quantidades certas, com a entrega correta (tempo e lugar), da fonte correta e no preço certo são todas as funções de compras.
O departamento de compras tem a responsabilidade principal de localizar fontes adequadas de suprimentos e de negociar preços. O insumo vindo de outros departamentos é necessário para a busca e a avaliação das fontes de suprimento, auxiliando também o departamento de compras na negociação dos preços, bem como mantendo um bom relacionamento com os fornecedores.
Não existe uma fórmula única e universal para gerir relacionamentos com fornecedores. Cada empresa deve determinar com quem é que deseja estabelecer relações, que tipo de relacionamento pretende desenvolver e até que ponto é que tem recursos para consegui-lo. Neste domínio, há essencialmente três grandes opções estratégicas a tomar: quanto à amplitude; à postura das relações com os fornecedores e quanto à base de fornecimento.
A postura das relações com os fornecedores consiste na forma mais ou menos próxima como a empresa compradora lida com cada um dos seus fornecedores. O grau de proximidade e de envolvimento depende do nível de integração entre a empresa compradora e a