RESENHA: Penitência de um Penitenciarista
1639 palavras
7 páginas
PENITÊNCIA DE UM PENITENCIARISTALYRA, Roberto. Penitência de um penitenciarista – Belo Horizonte: Ed.Líder, 2013. 102p.
Filho de um famoso jurista brasileiro, Roberto Lyra, e de Sofia Lyra, Roberto Lyra Filho diplomou-se em Letras (Cambridge, 1942) e em Direito (Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, 1949), quando já era jornalista e possuía relevante produção literária, quase toda sob o pseudônimo de Noel Delamare. Escreveu poesia e, com domínio de línguas, traduziu diversas obras. Trabalhou como advogado no Rio de Janeiro, após sua graduação, onde também exerceu a função de Conselheiro Penitenciário.
E jurista que se concentra ou se dedica ao estudo da ciência penitenciária. Roberto Lyra Filho foi um pensador esquerdista, que no início de sua carreira jurídica se destacou por estudos dogmáticos, campo que foi perdendo importância em seu pensamento, progressivamente mais ligado ao Humanismo Dialético e à Filosofia e Sociologia Jurídica, campo em que é um dos expoentes brasileiros do pensamento jurídico de esquerda. Sua vida Foi dedicada ao ensino, e o seu desejo era continuar ensinando.
A obra se apresenta estruturadamente em quatro capítulos, prefaciados anteriormente pelo Dr. Sergio Macedo do Rego. O prefácio traz a baile uma reflexão no tocante à temática, bem com se tem na prática o que se definiu legalmente com norma reguladora da questão no nosso ordenamento jurídico. Quer seja a legislação penal e aos dispositivos constitucionais.
Nesse processo de reflexão aponta uma provável solução para a questão, que é a minimalização das penas privativas de liberdade. Visto que na sociedade atual qualquer tipo de prisão é um desgaste integral do ser humano, estando estas além das já previstas anteriormente em lei. Com correlação de pontos de vistas de vários outros pensadores criminologistas.
Traz também a carga de influências que dispõe a Mídia dos últimos tempos para cá, em casos que envolvem o Direito Penal tido como o do “Espetáculo”, num