Resenha particularidades
UNIDADE CAMPO LIMPO
Serviço Social
Questão Social e Serviço Social
Arissa Cristina Rangel - RA:9930025923.
Rosilaine E. M. S. Biello – RA 1565219721.
SÃO PAULO
2015
Arissa Cristina Rangel.
Rosilaine Erika Martins Dos Santos Biello.
“Questão Social”: Particularidades no Brasil
Centro universitário Anhanguera de São Paulo
Unidade Campo Limpo
Professora: Beatriz.
Serviço Social 2º Semestre
Questão social e Serviço Social.
SÃO PAULO
2015
Introdução
No trabalho será analisada a tese de Josiane Santos que virou livro Particularidades da “Questão Social” no Capitalismo Brasileiro – que retrata uma analise no debate a respeito da “Questão Social” no Brasil, evidenciando as dificuldades e lacunas na ausência de matérias de pesquisa nos processos de trabalho do Serviço Social, uma necessidade evidente para uma maior percepção a cerca das particularidades do fenômeno social brasileiro e do entendimento do Sistema Capitalista que se desenvolveu no país. E a flexibilidade estrutural e precária do trabalho marcada historicamente no Brasil que encadeou uma das Expressões sociais mais preocupantes, o Desemprego. No presente trabalho também será relatada uma situação particular da “Questão Social” no Brasil de acordo com as concepções da autora da tese.
Capitulo 1
A concepção e a Gênese da “Questão social”
Alguns dos aspectos mais significativos da questão social, em sua gênese, determinada pelo processo da sua produção e reprodução segundo a teoria social de Marx.
Iamamoto (2001) e Netto (2001) destacam a questão social como estranha a universo marxiano.
Particularidades da “Questão Social” no Capitalismo Brasileiro. O objeto central da tese – é a contribuição ao debate da “Questão Social” para o Serviço Social em seus fundamentos acadêmicos para a retomada ao conceito e as diferentes concepções a cerca do que seria a “questão social”. Vista que esse fenômeno não é uma novidade