Resenha Ouro Negro
Laura Chan Rissato
Resenha do filme Ouro Negro
Florianópolis
2015
O filme Ouro Negro – A Saga do Petróleo retrata as dificuldades e os primeiros passos do processo de extração do petróleo brasileiro. Partindo do ponto em que um médico e geólogo alemão, José Gosch, junto com seu cunhado abrem uma companhia de petróleo em Alagoas. Logo de início, eles enfrentam sérias dificuldades, sendo as principais: falta de apoio do governo brasileiro, pressão dos trustes internacionais e sabotagem.
Uma das primeiras barreiras foi a necessidade de uma sonda do governo, para que a perfuração do poço fosse possível. O departamento que tornaria isso possível, no entanto, resolve confiar nas opiniões do técnico estrangeiro Otto Manheimer, que representa o interesse das empresas internacionais na exploração do petróleo brasileiro. Sem o apoio de governo brasileiro, Gosch se vê de mãos atadas. Mesmo depois de quase 100 anos, muitos novos empreendedores se veem na mesma situação que os pioneiros do petróleo. Encontram um mar de burocracia e impedimentos por parte do governo, que deveria auxiliá-los, e também uma forte pressão das gigantes internacionais, seja qualquer a área que esses novos “pioneiros” estejam tentando desbravar.
O técnico estrangeiro então faz uma “generosa” proposta em nome de diversas empresas internacionais pela companhia, que não obtém lucros graças ao jogo político e de interesses que rondavam a questão do ouro negro. Após recusar a proposta, uma trama é feita por seu sócio e Otto Manheimer e Gosch é assassinado. Não seria essa a primeira e nem a última vez que pessoas seriam assassinadas em função dos interesses de pessoas e empresas inescrupulosas na história da exploração de petróleo.
Anos se passam depois do assassinato de Gosch, e seu filho Pedro, dono dos estudos do pai, não tem interesse em seguir os passos do pai. Ele os vende, então, para o aviador Paulo Matos, marido de Camila Camargo, antiga